BLOG construtora você

30 . mar . 2021

5 passos para realizar o sonho da casa própria

Comprar a casa própria é o sonho de todo brasileiro. Afinal, quem não deseja se livrar do aluguel e morar bem? Ter um imóvel para chamar de seu é uma grande conquista.

Para realizar esse sonho, é preciso aprender a poupar e fazer um bom planejamento financeiro, assim você não compromete a sua renda e nem ultrapassa o orçamento.

Separamos cinco passos para ajudar você a comprar sua casa própria. Confira!

1- Defina o tipo de imóvel que quer comprar

Primeiramente, você já pensou se deseja uma propriedade nova ou usada? Se prefere casa ou apartamento? Essas são perguntas básicas para começar a planejar o seu sonho e transformá-lo em realidade.

Sua decisão precisa ser tomada conforme suas necessidades e seus desejos para com o imóvel. Saber o que você espera do imóvel é essencial, pois cada um terá vantagens e desvantagens.

Também verifique se a localização do imóvel é perto para o seu trabalho, escola e mercados, para que não fique fora de mão para você e sua família.

2- Procure uma construtora confiável

Para o seu investimento não ser em vão, você precisa de um imóvel completo e com uma boa estrutura. Portanto, procure construtoras sérias e que entregam imóveis de qualidade, como a Construtora Você. Temos o imóvel perfeito para toda a sua família, com lazer completo, garagem e ótima localização.

3- Estabeleça um valor para investir

Após escolher uma construtora e um tipo de imóvel, você precisa pesquisar valores e identificar a faixa de preço que seu imóvel está, e se cabe no seu bolso. É importante que você seja realista e se planeje para a compra do imóvel.

Estabeleça uma meta, um valor para investir todo mês. Assim você terá controle sobre suas finanças.

4- Tenha foco e determinação

O primeiro passo é fazer um planejamento financeiro para colocar o sonho da casa própria em prática. Você vai precisar cortar todos os gastos desnecessários para alcançar o seu objetivo, visto que é algo a longo prazo. Quanto mais dinheiro você poupar, menos vai pagar de juros, já que com uma boa entrada, o valor financiado será menor.

Sabe aquela expressão “colocar tudo na ponta do lápis”? Parece algo bobo, mas é fundamental fazer. Muitas pessoas cometem o erro de não se preocupar com essa questão do planejamento financeiro, o que é um erro.

É preciso manter o foco e não desanimar diante das dificuldades. Compreenda que, com organização, é possível fazer uma viagem, comprar um móvel novo e, ainda, continuar investindo no seu sonho da casa própria.

5- Escolha a melhor forma de pagamento

Depois de estudar suas finanças e ter conhecimento da quantia que pode gastar mensalmente no sonho da casa própria, chegou a hora de escolher a melhor forma de pagamento para comprar um imóvel.

Existem algumas opções que podem te ajudar no pagamento do seu sonho. Por exemplo, fazer um financiamento com a ajuda do seu saldo do FGTS. Confira nossas dicas sobre como usar o FGTS para comprar um imóvel e aproveite essa possibilidade.

Você também pode optar pelo consórcio. Com ele você não paga juros, apenas realiza o pagamento das parcelas mensais. Ao final do período estabelecido, você recebe uma carta de crédito para realizar a compra do imóvel. É um processo simples onde você paga apenas uma taxa administrativa.

Uma outra opção é o pagamento à vista. Porém, ele causa um maior impacto no orçamento e exige mais preparação, mas ao mesmo tempo impede que você se comprometa com o pagamento ao longo dos anos.

Agora o seu sonho da casa própria está mais próximo! Coloque essas dicas em prática e comece a se organizar para essa grande conquista. Pode parecer distante agora, mas toda caminhada começa com o primeiro passo.

Seus amigos também sonham com o próprio imóvel? Então, aproveite para compartilhar essas dicas nas suas redes sociais!

 

Compartilhar este artigo: